A sensação de peso no estômago horas após uma refeição leve. A dor incômoda e persistente na "boca do estômago". A saciedade que chega rápido demais, antes mesmo de você terminar o prato. Se esses sintomas são parte da sua rotina, você pode estar sofrendo de Dispepsia, uma condição popularmente conhecida como "indigestão" ou "má digestão".
Olá, sou Ingryd Gabriella, gastroenterologista com Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Após uma década de formação e experiência, finalizei minhas residências médicas e estou comprometida em auxiliar meus pacientes a alcançarem uma melhor saúde digestiva, promovendo, assim, qualidade de vida. "Como gastroenterologista, minha missão é oferecer um atendimento individualizado, combinando empatia, escuta qualificada e dedicação com conhecimento especializado para diagnosticar e tratar condições do aparelho digestivo de forma eficaz. Estou aqui para oferecer o suporte e a orientação que você precisa. Conte comigo!
A dispepsia não é uma doença, mas sim um conjunto de sintomas localizados na parte superior do abdômen. Para um paciente ser diagnosticado com dispepsia, ele precisa apresentar um ou mais dos seguintes sintomas de forma recorrente:
Outros sintomas, como náuseas e arrotos excessivos, também podem estar presentes.
A grande missão da gastroenterologista é descobrir se a sua dispepsia tem uma causa "orgânica" (visível em exames) ou se ela é "funcional".
Neste grupo, os sintomas de má digestão são uma consequência de uma doença ou alteração que pode ser identificada. As causas mais comuns investigadas pela Dra. Ingryd Gabriella incluem:
Este é o diagnóstico mais comum, correspondendo a mais de 70% dos casos. Na Dispepsia Funcional, o paciente sofre com todos os sintomas, mas exames como a endoscopia não encontram nenhuma úlcera, inflamação grave ou outra alteração que justifique o quadro.
Hoje sabemos que a Dispepsia Funcional é uma desordem real da interação cérebro-intestino, que pode envolver:
Procure a Dra. Ingryd Gabriella sem demora se você apresentar:
O diagnóstico correto é a chave para o tratamento eficaz. A consulta médica é o passo mais importante. Uma conversa detalhada sobre seus sintomas, hábitos e histórico de saúde irá guiar toda a investigação.
Pesquisa e tratamento do H. pylori e a realização da Endoscopia Digestiva Alta são passos centrais, especialmente se existirem sinais de alerta.
O plano de tratamento que a Dra. Ingryd Gabriella desenvolve em seu consultório em João Pessoa é totalmente personalizado.
Se a dispepsia for orgânica, o tratamento é direcionado para a causa identificada (cicatrização de úlceras, erradicação do H. pylori, controle do refluxo etc.).
Na dispepsia funcional o manejo inclui orientações dietéticas, terapia medicamentosa (IBPs, procinéticos, neuromoduladores em baixas doses) e abordagens para manejo do estresse.
A dispepsia é um quebra-cabeça. Apenas uma especialista como a Dra. Ingryd Gabriella possui o conhecimento para realizar e interpretar adequadamente a endoscopia, diferenciar dispepsia orgânica da funcional e conduzir um tratamento eficaz a longo prazo.
Você não precisa mais conviver com a dor, o empachamento e o desconforto da dispepsia. Existe um caminho para o diagnóstico correto e para um tratamento que pode restaurar seu bem-estar.
Não normalize o que te incomoda. Dê o primeiro passo para uma digestão mais tranquila. Entre em contato hoje mesmo e agende sua avaliação com a Dra. Ingryd Gabriella.
Este conteúdo é informativo e não substitui a consulta médica. Procure sempre um especialista para diagnóstico e tratamento adequados.
Cuide da sua saúde digestiva! Agende sua consulta com a Dra. Ingryd Gabriella e receba atendimento especializado em João Pessoa.
Agendar Consulta pelo WhatsApp