A hora da refeição, que deveria ser um momento de prazer e nutrição, tornou-se uma fonte de apreensão e desconforto para você? Se a dor abdominal logo após comer é uma realidade na sua rotina, saiba que este é um sinal claro de que seu sistema digestivo precisa de atenção especializada.
Olá, sou Ingryd Gabriella, gastroenterologista com Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Após uma década de formação e experiência, finalizei minhas residências médicas e estou comprometida em auxiliar meus pacientes a alcançarem uma melhor saúde digestiva, promovendo, assim, qualidade de vida. "Como gastroenterologista, minha missão é oferecer um atendimento individualizado, combinando empatia, escuta qualificada e dedicação com conhecimento especializado para diagnosticar e tratar condições do aparelho digestivo de forma eficaz. Estou aqui para oferecer o suporte e a orientação que você precisa. Conte comigo!
Quando nos alimentamos, nosso corpo inicia uma série de processos complexos. O estômago libera ácido para quebrar os alimentos, o pâncreas e a vesícula biliar liberam enzimas e bile para ajudar na digestão das gorduras e proteínas, e todo o trato gastrointestinal realiza movimentos de contração para impulsionar o bolo alimentar. A dor após comer geralmente ocorre quando algum desses processos está comprometido.
A localização da dor, seu tipo (queimação, pontada, cólica) e os alimentos que a desencadeiam são pistas importantes. A Dra. Ingryd Gabriella investiga uma série de possíveis causas para chegar ao diagnóstico correto.
A gastrite (inflamação do estômago) e as úlceras tornam a mucosa gástrica extremamente sensível. Quando o alimento chega e o estômago libera ácido, esse ácido irrita as áreas inflamadas ou feridas, causando dor, queimação e sensação de peso.
A DRGE também pode causar dor na parte superior do abdômen após as refeições. A alimentação pode aumentar a pressão dentro do estômago, facilitando o retorno do ácido e causando dor na "boca do estômago".
Trata-se de uma desordem na forma como o estômago funciona e se comunica com o cérebro, tornando-o mais sensível ao processo de digestão, com sintomas como empachamento e saciedade precoce.
Quando há cálculos na vesícula, a contração após refeições gordurosas pode causar cólicas intensas na parte superior direita do abdômen, que às vezes irradiam para as costas.
A pancreatite causa dor abdominal intensa na parte superior que piora após comer e pode irradiar para as costas. O consumo de álcool e cálculos biliares são causas importantes.
Intolerâncias como à lactose ou a carboidratos fermentáveis (FODMAPs) podem provocar gases, inchaço e dor do tipo cólica após a ingestão dos alimentos causadores.
Na SII o intestino é hipersensível; o ato de comer pode desencadear contrações intestinais, dor tipo cólica, gases e urgência para evacuar logo após a refeição.
Procure atendimento imediato se observe dor súbita e intensa, febre, icterícia (pele ou olhos amarelados), vômitos persistentes, ou presença de sangue no vômito ou nas fezes.
A abordagem inclui histórico clínico detalhado, exames de sangue para avaliar fígado e pâncreas, ultrassonografia abdominal para investigar cálculos biliares, e endoscopia digestiva alta quando indicado para avaliar o estômago e duodeno.
Você merece ter uma relação tranquila com a alimentação. A dor não precisa ser sua companheira de refeições. Agende sua avaliação com a Dra. Ingryd Gabriella e inicie a jornada para descobrir a causa da sua dor e encontrar alívio.
Cuide da sua saúde digestiva! Agende sua consulta com a Dra. Ingryd Gabriella e receba atendimento especializado em João Pessoa.
Agendar Consulta pelo WhatsApp