Aquela sensação de queimação que sobe do estômago em direção ao peito. O gosto amargo na boca que surpreende ao se deitar. A tosse seca e persistente que parece não ter explicação. Se esses sintomas são parte da sua rotina, você pode estar sofrendo com a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), uma das condições digestivas que mais afetam a qualidade de vida da população em João Pessoa.
Muitas pessoas se acostumam com o desconforto, tratando a azia com antiácidos de farmácia e acreditando que é uma consequência normal da alimentação. No entanto, o refluxo crônico não é normal e, se não for tratado adequadamente, pode levar a complicações sérias no esôfago.
A boa notícia é que existe um tratamento eficaz e seguro. A Dra. Ingryd Gabriella, médica gastroenterologista, oferece uma abordagem completa e individualizada para o diagnóstico e controle do refluxo, utilizando as mais modernas ferramentas e um cuidado humanizado para que você possa se libertar dos sintomas e retomar o prazer de comer e viver bem.
Olá, sou Ingryd Gabriella, gastroenterologista com Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Após uma década de formação e experiência, finalizei minhas residências médicas e estou comprometida em auxiliar meus pacientes a alcançarem uma melhor saúde digestiva, promovendo, assim, qualidade de vida. "Como gastroenterologista, minha missão é oferecer um atendimento individualizado, combinando empatia, escuta qualificada e dedicação com conhecimento especializado para diagnosticar e tratar condições do aparelho digestivo de forma eficaz. Estou aqui para oferecer o suporte e a orientação que você precisa. Conte comigo!
Para entender o refluxo, imagine um portão entre o seu esôfago (o tubo que transporta o alimento) e o seu estômago. Esse "portão" é um anel muscular chamado esfíncter esofágico inferior. Sua função é se abrir para a passagem da comida e se fechar firmemente em seguida, impedindo que o conteúdo ácido do estômago retorne.
Na DRGE, esse mecanismo falha. O esfíncter pode relaxar de forma inadequada ou não ter força suficiente para se manter fechado. Com isso, o ácido gástrico, junto com alimentos e enzimas digestivas, "vaza" de volta para o esôfago. Como o revestimento do esôfago é muito mais sensível que o do estômago, esse contato com o ácido causa inflamação, dor e a clássica sensação de queimação.
A DRGE pode se manifestar de formas variadas, e reconhecer os sintomas é o primeiro passo para buscar ajuda especializada.
Ocorrem quando o ácido refluído atinge a garganta, a laringe ou as vias respiratórias, causando sintomas que nem sempre são associados ao sistema digestivo:
Diversos fatores podem contribuir para o enfraquecimento do esfíncter esofágico ou para o aumento da pressão dentro do abdômen, facilitando o refluxo.
A exposição contínua e prolongada do esôfago ao ácido pode levar a complicações sérias. O tratamento com uma gastroenterologista em João Pessoa como a Dra. Ingryd Gabriella visa não apenas aliviar os sintomas, mas prevenir essas consequências:
Um diagnóstico correto é a base de um tratamento de sucesso.
A Consulta Médica Detalhada: O primeiro passo é uma conversa aprofundada para entender seus sintomas, frequência, gatilhos e impacto na sua vida.
O Papel Fundamental da Endoscopia Digestiva Alta (EDA): Este é o exame padrão-ouro para avaliar o refluxo. Realizado sob sedação para total conforto, ele permite que a médica visualize o esôfago, identifique a presença e o grau da esofagite, diagnostique a hérnia de hiato e realize biópsias para detectar o Esôfago de Barrett.
Exames Complementares: Em casos selecionados, podem ser necessários exames mais específicos como a pHmetria esofágica (que mede a acidez no esôfago por 24h) e a manometria esofágica (que avalia a força do esfíncter).
O tratamento da DRGE é sempre personalizado e geralmente se baseia em três pilares que, combinados, trazem excelentes resultados.
Esta é a base do tratamento e, em muitos casos, pode controlar os sintomas de forma significativa.
Quando as mudanças de hábito não são suficientes, a Dra. Ingryd Gabriella pode prescrever medicamentos altamente eficazes, como os Inibidores da Bomba de Prótons (IBPs) - Omeprazol, Pantoprazol, etc. Eles atuam reduzindo a produção de ácido no estômago, o que alivia os sintomas e permite a cicatrização do esôfago. O uso deve ser sempre feito sob prescrição e acompanhamento médico.
Para casos específicos e refratários ao tratamento clínico, ou para pacientes que não desejam tomar medicação por toda a vida, a cirurgia antirrefluxo pode ser uma excelente opção.
Você não precisa aceitar a queimação e o mal-estar como parte da sua vida. O refluxo tem controle e tratamento. O acompanhamento com uma especialista é o que garante um diagnóstico correto, a prevenção de complicações e a escolha da melhor estratégia terapêutica para o seu caso.
Não adie mais sua qualidade de vida. Se você sofre com os sintomas de refluxo em João Pessoa, entre em contato hoje mesmo e agende sua consulta com a Dra. Ingryd Gabriella. Dê o primeiro passo para fazer as pazes com seu sistema digestivo.
Este conteúdo é informativo e não substitui a consulta médica. Procure sempre um especialista para diagnóstico e tratamento adequados.
Cuide da sua saúde digestiva! Agende sua consulta com a Dra. Ingryd Gabriella e receba atendimento especializado em João Pessoa.
Agendar Consulta pelo WhatsApp