Imagine poder olhar para dentro do seu corpo com uma clareza impressionante, em alta definição, para identificar problemas antes mesmo que se tornem sérios e tomar uma atitude que pode salvar sua vida. Essa é a realidade que a videocolonoscopia moderna oferece – o exame mais poderoso para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino.
Olá, sou Ingryd Gabriella, gastroenterologista com Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Após uma década de formação e experiência, finalizei minhas residências médicas e estou comprometida em auxiliar meus pacientes a alcançarem uma melhor saúde digestiva, promovendo, assim, qualidade de vida. "Como gastroenterologista, minha missão é oferecer um atendimento individualizado, combinando empatia, escuta qualificada e dedicação com conhecimento especializado para diagnosticar e tratar condições do aparelho digestivo de forma eficaz. Estou aqui para oferecer o suporte e a orientação que você precisa. Conte comigo!
A Videocolonoscopia, muitas vezes chamada apenas de colonoscopia, é um exame que permite a visualização direta e em tempo real de todo o interior do seu intestino grosso (cólon) e da parte final do intestino delgado.
O prefixo "vídeo" refere-se à tecnologia empregada: uma microcâmera de altíssima resolução (HD) localizada na ponta de um tubo fino e flexível, o colonoscópio. As imagens são transmitidas para um monitor, permitindo que a Dra. Ingryd Gabriella navegue e inspecione cada centímetro da mucosa intestinal com uma nitidez incrível.
A videocolonoscopia é indicada em três grandes cenários:
Esta é a indicação mais nobre do exame. A maioria dos cânceres de intestino se origina de pólipos, lesões benignas que podem crescer e se tornar malignas ao longo de anos. A videocolonoscopia permite encontrar e remover esses pólipos (polipectomia) antes que qualquer transformação ocorra. Por isso, a recomendação formal é que todas as pessoas de risco habitual, mesmo sem qualquer sintoma, realizem o exame a partir dos 45 anos.
É o exame de escolha para investigar a causa de sangue nas fezes ou anemia sem causa aparente, alterações persistentes no ritmo intestinal, dor abdominal crônica ou perda de peso inexplicada.
É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.
Queremos que você se sinta seguro e bem informado em cada etapa.
Esta é, sem dúvida, a fase mais importante para o sucesso do exame. Um intestino perfeitamente limpo permite uma visualização completa e segura.
A Dieta Preparatória: Nos dias anteriores ao exame, você receberá orientações claras sobre uma dieta com baixo teor de resíduos. Isso significa evitar alimentos integrais, sementes, grãos, cascas e bagaços de frutas, e vegetais folhosos.
O Dia da Limpeza Intestinal: Na véspera, a dieta será exclusivamente de líquidos claros (água, chás, isotônicos, sucos coados). Você irá ingerir uma solução laxativa, conforme prescrito, para induzir uma diarreia e promover a limpeza completa do cólon.
Dicas para um Preparo Mais Suave: Beba a solução gelada, utilize um canudo para facilitar a ingestão, e prepare um ambiente confortável em casa, pois você precisará usar o banheiro frequentemente. Lembre-se: este é um dia de dedicação que vale por anos de saúde e tranquilidade.
Ao chegar na clínica em João Pessoa, nossa equipe irá acolhê-lo e prepará-lo para o procedimento.
A Sedação: Você não sentirá dor e não se lembrará do exame. A videocolonoscopia é realizada sob sedação venosa, aplicada por um médico anestesiologista que monitorará você durante todo o tempo. Você adormecerá de forma tranquila e segura. Por isso, é indispensável e obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade.
O Procedimento: Com você dormindo confortavelmente, a Dra. Ingryd Gabriella realizará o exame, que dura em média de 20 a 40 minutos. Se pólipos forem encontrados, eles serão removidos no mesmo ato (polipectomia).
A Recuperação: Após o exame, você será levado à sala de recuperação, onde acordará calmamente. Uma leve sensação de gases ou cólica é normal e passa rapidamente. Após receber as orientações e o laudo, você será liberado para ir para casa com seu acompanhante.
A remoção de um pólipo (polipectomia) é um procedimento indolor realizado durante a própria videocolonoscopia. Utilizando uma pequena alça ou pinça que passa pelo aparelho, a médica laça e remove o pólipo. Este material é então enviado para análise em laboratório (exame histopatológico) para determinar seu tipo e definir os próximos passos e o intervalo para a próxima videocolonoscopia.
Escolher onde realizar seu exame é uma decisão de confiança. Nosso compromisso é com:
Não deixe que o medo ou a falta de informação adiem o exame que pode proteger sua vida. A videocolonoscopia é um procedimento seguro, confortável e a ferramenta mais poderosa na luta contra o câncer colorretal.
Se você tem 45 anos ou mais, ou recebeu a indicação para o exame, tome a decisão mais importante pela sua saúde. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende sua videocolonoscopia com a Dra. Ingryd Gabriella em João Pessoa. Cuidar de você é o nosso propósito.
Este conteúdo é informativo e não substitui a consulta médica. Procure sempre um especialista para diagnóstico e tratamento adequados.
Cuide da sua saúde digestiva! Agende sua consulta com a Dra. Ingryd Gabriella e receba atendimento especializado em João Pessoa.
Agendar Consulta pelo WhatsApp